25/12/16

Cyanogen, afinal chegou o fim! Foi anunciado oficialmente o final do desenvolvimento deste sistema operativo

Cyanogen, afinal chegou o fim! Foi anunciado oficialmente o final do desenvolvimento deste sistema operativo

 

Já era conhecida a suposta crise na Cyanogen, e culminou agora com o encerramento oficial do sistema operativo. A crise já remonta ao principio de mês Dezembro, o co-fundador da empresa Steve Kondik bateu com a porta e deixou oficialmente a empresa, culpando o até então, seu parceiro, Kirt McMaster pelo fracasso do OS.
A Cyanogen confirmou na passada sexta-feira, dia 23, o afastamento definitivo e oficial da empresa, descontinuando assim, todos os serviços e builds nightly que estavam em desenvolvimento até o fim deste ano. Isto é, daqui a uma semana será o fim.

Como parte da consolidação em curso da Cyanogen, todos os serviços e builds nightly suportadas pelo Cyanogen serão descontinuados até 31/12/2016. O projeto de código aberto e o código fonte continuarão disponíveis para qualquer um que queira desenvolver o CyanogenMod a titulo pessoal.

Este é então o fim de um projeto que tinha como objetivo principal, promover uma opção independente das empresas fabricantes, e assim criar uma interface leve para os equipamentos Android, com atualizações mais rápidas. Com este final anunciado, os equipamentos, por exemplo, o OnePlus One, vão ter de procurar ROMs personalizadas para continuar a ter atualizações.

Esta novela do fim do CyanogenOS já têm uma longa historia. Em setembro, já circulavam uns  rumores que anunciavam que a empresa deixaria o sistema operativo de lado para assim focar-se no desenvolvimento de app, o que foi negado rápidamente por McMaster. Depois, saiu um anuncio que a empresa não investiria na CyanogenMod 14, deixando assim este projeto nas mãos de devs independentes.


Neste momento o futuro ainda é incerto para a ROM CyanogenMod, vão circulando teorias do que poderá vir acontecer. A melhor teoria de todas para os fãs da CyanogenMod, era: toda a equipa da CyanogenMod ou uma nova construida da estaca zero, seja transferida para o projeto chamado de LineageOS. Assim teríamos uma custom ROM sucessora direta da CyanogenMod e, assim suportar os equipamentos que até então utilizam a ROM que terminará no final deste ano.

Um cenário completamente diferente e que seria o pior aos olhos dos fãs da CyanogenMod seria : a LineageOS não existir e todos aqueles que compraram um equipamento com CyanogenMod de fabrica, ficariam simplesmente sem atualizações para os respetivos smartphones.
 
Temos de ressalvar que o fim da CyanogenMod não implica necessariamente o fecho da empresa Cyanogen Inc, isto quer dizer que num futuro poderá nascer uma nova ROM da empresa (fala-se da LineageOS).

Os utilizadores desta ROM personalizada encaram neste momento um futuro incerto. A ROM personalizada que muitos confiavam para colocar nos seus equipamentos Android poderá não ter mais atualizações, estão neste momento dependentes da vontade da comunidade de se manter interessada ou não na continuação do desenvolvimento desta ROM e, assim manter viva a ROM que trazia as atualizações para o Android com maior frequência e rapidez.



PARTILHAR ISTO

Comentar no Facebook

0 comentários: