Samsung impedida pela Qualcomm de fornecer chipsets Exynos para outras empresas
Muitas marcas têm tido problemas para lançar os seus novos smartphones de topo, isto porque a Qualcomm não consegue ainda fornecer o Snapdragon 835 em massa. Contudo a Samsung já oficializou o seu novo processador o Exynos 8895 no mês passado, espera-se a estreia do mesmo na próxima semana aquando da apresentação do Galaxy S8. O novo smartphone Galaxy S8 terá à semelhança do que aconteceu com o S7 o novo SoC da Qualcomm, o Snapdragon 835, que, será também fabricado pela empresa sul-coreana.
Se não vejamos, alguma vez já pensaste por que outras marcas não adotam os chipsets da Samsung? A Meizu já teve alguns smartphones com Exynos, mas não foram muitos os lançamentos com este tipo de hardware. Segundo as informações do The Korea Economic Daily, a Samsung até tinha feito planos para vender seus processadores para marcas como a LG, Huawei e Xiaomi, mas a Qualcomm acabou por impedir a mesma de concluir essas intenções.
De acordo com o The Korea Economic Daily, a Qualcomm abusou da licença "patente" para impedir Samsung durante 25 anos de vender seus modems e chipsets integrados. Ainda segundo o mesmo site, isso é considerado uma prática desleal e foi confirmada pela Fair Trade Commission.
Os chipsets da Samsung têm nos últimos anos conquistado avanços muito significativos e vimos que os modelos mais recentes chegam mesmo a superar os da Qualcomm em desempenho e eficiência energética. A Qualcomm teme que a Samsung se torne numa grande rival no segmento de chipsets, o que fez com que a empresa abuse do seu poder de mercado e impedir a venda dos chipsets Exynos para outras fabricantes de equipamentos.
Por esta ter utilizado esta posição dominante, a Fair Trade Commission decidiu então multar a Qualcomm por US$ 865 milhões, isto porque afirmam que a empresa
violou a lei da concorrência, contudo a fabricante de chipsets pretende recorrer e
apelar da decisão.

0 comentários: