15/03/17

[Tutorial] [Act.14Mar] Como Actualizar o Asus Zenfone 2 (ZE551ML) para o Android Nougat 7.1.1

Asus Zenfone 2
Actualização para Android Nougat 7.1.1 (AOSP)




Notas Importantes:

- LEIA ATENTAMENTE E CALMAMENTE TODOS OS PASSOS. Proceda à sua responsabilidade

- Este tutorial destina-se ao Asus Zenfone 2 ZE551ML (Z00A), NÃO se destina a outras variantes (Laser, Zoom, etc)

- Antes de proceder com o tutorial, verifique o modelo do seu smartphone no menu “acerca do telefone” nas definições do sistema. O modelo Z00A são todas as variantes com 4Gb de RAM e ecrã FHD. Podem ter o CPU Intel de 1.8Ghz ou de 2.3Ghz, assim como memoria interna entre 16Gb e 64Gb.

- Este procedimento revoga a garantia do smartphone

Preparação:

No menu “acerca do telefone”, verifique a versão do firmware instalado. É necessário ter o firmware actualizado para a mais recente versão oficial 4.21.40.223. Caso não tenha o seu Zenfone actualizado, descarregue a actualização oficial no seguinte link:


Coloque o ficheiro descarregado na raiz da memória interna, reinicie o smartphone e deverá aparecer a notificação de sistema acusando a detecção do ficheiro de instalação. Aceite a actualização e aguarde a instalação da mesma.
Faça backup de quaisquer dados sensíveis ou importantes, como Contactos, SMS’s, etc. Este procedimento não afectará os conteudos do cartão SD interno ou externo.

Desbloquear o Bootloader:

O Bootloader é basicamente o “arranque” do sistema do smartphone. Por razões de segurança e por imposição da Google, vem bloqueado de origem para prevenir alterações indesejadas do software de origem. Para podermos mexer no sistema de raiz, este tem de ser desbloqueado. Para isso, a Asus providencia a ferramenta oficial que deverá instalar no seu smartphone e executa-la, seguindo as instruções no ecrã e aguardar que o procedimento termine e o sistema volte a reiniciar. A ferramenta deve ser descarregada do seguinte link:


ACTUALIZAÇAO: Se a ferramenta de desbloqueio do Bootloader não conseguir executar a tarefa no Android MM, deverá fazer o downgrade para o Android LP com o ficheiro disponivel no link providenciado a seguir. Após o downgrade e o desbloqueio do Bootloader, deve actualizar o smartphone de volta à mais recente versão acima descrita (MM .223) Link:

http://dlcdnet.asus.com/pub/ASUS/ZenFone/ZE551ML/UL-Z00A-WW-52.20.40.196-user.zip

ADB (Android Debug Bridge) e Fastboot:

Para poder instalar firmware não-oficial, é necessário mudar a “recovery”, que é basicamente a “recuperação de sistema” que permite o reset de fabrica, formatação de partições e instalação de software de raiz. Para isso é necessário instalar as ferramentas de ADB e Fastboot no PC, que irão permitir a instalação da “recovery” TWRP, substituindo a de origem.
Para instalar estes drivers, aceda ao seguinte link:


Siga as instruções no primeiro post deste link:


Instalação da Recovery e Firmware

Na raiz da memória interna deverá já colocar os ficheiros correspondentes ao software actualizado, bem como o pacote básico de aplicações Google e o pacote de instalação de acesso “root” (este último não é obrigatório e deverá ser instalado apenas se desejar ter acesso “root” no novo software actualizado)
Se não tem intenção de usar ferramentas ou aplicações avançadas que exigem acesso “root”, não deverá instalar este ficheiro. O seu smartphone e os seus dados estão mais seguros sem o acesso “root” habilitado.

Abaixo seguem os links para os diferentes ficheiros necessários:

Rom (mais recente – “Slim-Z00A-7.1.1.build.0.14-UNOFFICIAL-20170310-1635”): https://drive.google.com/drive/folders/0B2DVhZKJ05fLc0gtdkQ2VTI4ZEk

Google Apps (escolha na primeira coluna “x86”, na segunda “7.1” e na terceira “nano”) http://opengapps.org

SuperSU (acesso “root”)    

Depois de colocar estes ficheiros na raiz da memoria interna do smartphone, desligue-o. 
Descarregue a recovery que irá ser instalada no smartphone neste link - http://theflamingskull.com/downloads/z00a/MM_BL_STUFF/TWRP-3.0.3-M4-Z00A.img , colocando o ficheiro numa pasta na raiz do disco no PC. (por exemplo, C:\recovery). Com a janela aberta nessa pasta, no menu seleccione “Ficheiro -> Abrir Linha de Comandos -> Abrir Linha de Comandos em modo Administrador”

No smartphone, com ele desligado, mantenha pressionado o botão “Volume +” e pressione o botão “Power” ate o smartphone vibrar duas vezes, largando o botao “Power” e mantendo o outro pressionado ate aparecer um ecrã com linhas de comandos e um boneco Android. Isto é o modo Fastboot. Ligue o smartphone ao PC com um cabo USB e deixe o sistema instalar os drivers necessários.

Depois, no PC, na janela da linha de comandos, escreva o comando: fastboot devices
Se seguiu as instruções correctamente, deverá aparecer um dispositivo detectado, correspondente ao numero de serie do seu smartphone.
A seguir vamos instalar a recovery, escrevendo na linha de comandos: fastboot flash recovery TWRP-3.0.3-M4-Z00A.img
Apos o fim do procedimento, escreva na linha de comandos: fastboot reboot

Apos o reinicio do sistema, volte a desligar o smartphone, desligando-o do PC também, e volte a ligar no modo Fastboot do mesmo modo que anteriormente. Quando estiver no ecrã de Fastboot, navegue com as teclas de volume até aparecerem as letras a vermelho na parte superior do ecra a dizer RECOVERY e pressione o botao de “Power”. O sistema irá reiniciar para a nova “recovery” TWRP. Se aparecer um ecrã com um botão de deslize a dizer “swipe to allow modifications”, deslize esse botão e entrará no menu da “recovery”.

Se em vez de entrar na “recovery”, aparecer um boneco Android com um “x” vermelho e uma mensagem de “erro”, pressione o botão “Volume +” e sem largar, pressione o botão “Power” durante apenas 1 segundo, libertando ambos os botões logo a seguir. Isto deverá fazer o sistema entrar na “recovery”, pode ser necessário tentar mais que uma vez.

No menu da “recovery”, seleccione “Wipe”, e deslize o botão de swipe para proceder a um reset de fábrica. Pressione o botão de voltar para regressar ao ecrã inicial e seleccione “Install”. No final da lista de pastas e ficheiros deverão estar os ficheiros para a actualização do sistema.

Primeiro seleccione o ficheiro da Rom (Slim-Z00A...) e deslize o botao para instalar, aguarde até o processo terminar. No final, volte atras e seleccione o ficheiro das aplicações Google (open_gapps...). Aguarde até o processo terminar. Se desejar o acesso “root”, volte atrás e seleccione o ficheiro de Root (SuperSU...) Se não, apenas seleccione “Reboot System

Se seguiu todos os passos à risca, Parabéns! O seu Zenfone 2 está actualizado para a mais recente versão Android.

Notas Finais:

As Roms da série “Slim” são o mais minimalistas possivel e trazem o mínimo dos mínimos para o sistema funcionar. Após a primeira configuração deverá dirigir-se à Play Store e instalar as aplicações que achar necessarias para a sua utilização, incluindo as aplicações para SMS/MMS, Calendário, Browser e E-Mail.

Explore as definições a fundo. Esta Rom tem opções de costumização não presentes nos softwares de origem, incluindo a possibilidade de programar varias funções nos botões fisicos abaixo do ecrã.

As últimas versões foram já extensivamente testadas e 99% dos bugs resolvidos. Mas como estamos a falar de uma Rom costumizada, não é garantido que não possa haver um ou outro pequeno bug, contudo este software é de momento frequentemente actualizado.


Este software, ou qualquer Rom costumizada para o Zenfone 2, NÃO contem o Radio FM devido a impossibilidade de o implementar fora do software de origem. Além disso, segundo os desenvolvedores, não é possivel desactivar o segundo cartão SIM se este estiver presente, mas nenhum destes factores prejudica o normal funcionamento do sistema.




Apollo x

PARTILHAR ISTO

Autor:

Comentar no Facebook

1 comentário:

  1. Deviam colocar mais tutoriais como este, deu cá um jeitão. obrigado malta

    ResponderEliminar